Este Fórum contou com a participação do Vogal Executivo do Programa Regional Alentejo 2030, Tiago Teotónio Pereira, que partilhou a evolução do modelo de governação da Estratégia de Especialização Inteligente do Alentejo, destacando os avanços na implementação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável da região. A sua participação demonstrou como o sistema regional de inovação consegue, no Alentejo, responder aos desafios da inovação, no contexto europeu, de forma participada e eficaz.
A CCDR, Alentejo, I.P. esteve também presente através da sua Unidade de Planeamento e Desenvolvimento Regional / Divisão de Cooperação e Dinâmicas Regionais que evidenciou o acompanhamento das dinâmicas regionais na região.
A agenda contou, também, com o ponto de situação da Estratégia Nacional de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente 2030 e a apresentação de casos de sucesso de projetos ligados a esta temática.
O Fórum de Inovação e Especialização Inteligente constitui o âmago do processo aberto subjacente ao conceito de especialização inteligente e é um espaço privilegiado de interação e de articulação entre as plataformas regionais, garantindo alinhamento dos processos de descoberta empreendedora e a incorporação das dinâmicas das plataformas temáticas nacionais.