Como preencher, editar e confirmar os dados da entidade
Depois de confirmar o registo usando o link que recebeu por email, é preciso preencher os dados da entidade. Para o fazer, siga estes passos:
- Entre no Balcão dos Fundos.
- No menu, aceda a ‘Dados da Entidade’ e verifique que dados é preciso acrescentar ou corrigir.
- Se o registo foi feito com Chave Móvel Digital, Cartão de Cidadão ou dados do Portal das Finanças, alguns dos dados aparecem automaticamente preenchidos e sem possibilidade de edição. Nestes casos, o Balcão dos Fundos atualiza os dados automaticamente, porque são fornecidos por outros sistemas da Administração Pública. Ainda assim, é necessário confirmar se a informação está correta e acrescentar os dados que faltarem.
- Se o registo foi feito com autenticação através do Balcão dos Fundos, para as pessoas singulares não será possível atualizar os dados automaticamente através dos outros sistemas da Administração Pública.
Acrescentar dados ou alterar os campos preenchidos que não aparecem bloqueados
- Clique no botão ‘Editar’ (ver imagem acima).
- Deve percorrer todas as opções do menu lateral esquerdo (assinalado a vermelho na imagem acima) e preencher os campos assinalados como obrigatórios. Só depois de ter fornecido esses dados é que poderá usar todas as funcionalidades do Balcão dos Fundos.
Alterar campos que aparecem automaticamente preenchidos e bloqueados
Contacte a entidade responsável pelos dados que precisa de alterar. Por exemplo, se forem dados que forneceu ao Instituto Nacional de Registos e Notariado (IRN), quando registou a empresa, terá de pedir a atualização no IRN.
O que fazer se os campos estiverem bloqueados para atualização
Pode acontecer que não consiga corrigir alguns campos por o Balcão dos Fundos estar ainda a recolher a informação junto das outras entidades da Administração Pública. Nesses casos, será mostrada a mensagem: “Neste momento não pode efetuar alterações ao registo da entidade, pelo facto de se encontrar pendente de atualização dos serviços de interoperabilidade com a Administração Pública.”
Se isso acontecer, deve voltar mais tarde para verificar se a informação recolhida está correta e fazer as alterações necessárias.
Quando preencher todos os dados obrigatórios, tem de gravar para que o estado do registo passe a ‘Concluído’.