No âmbito da Estratégia Regional de Especialização Inteligente do Alentejo (EREI 2030), foram assinados os protocolos das Plataformas Regionais de Inovação, que fazem parte do modelo de governação proposto para operacionalizar a EREI 2030.
Este modelo assenta na constituição de três Plataformas Regionais de Inovação e que são a Plataforma para a promoção da Sustentabilidade e Coesão Territorial (PlaSuCT), Plataforma para o reforço das Cadeias Produtivas Regionais (PlaCaPRe) e Plataforma para a promoção das Qualificação dos Recursos Humanos Regionais (PlaQuaR).
Com a presença do Presidente da CCDRA.IP, Ceia da Silva, Carlos Zorrinho embaixador da EREI 2030 e do CRI, a Vice-Presidente da CCDRA.IP, Carmen Carvalheira, Tiago Teotónio Pereira, Vogal do PR2030 e da Vogal do Conselho de Administração da ANI Alexandra Vilela, foi feito nas instalações do PACT em Évora o ponto de situação do Modelo de Governação e a apresentação do draft do Sistema de Monitorização da EREI.
Foram quatro os protocolos assinados. Assim, entre a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, I.P e o “PACT – Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia, S.A. “foi assinado protocolo de “Coordenação operacional da estratégia regional de especialização inteligente do Alentejo (EREI2030)”, que tem como objetivo garantir a correta e adequada monitorização e avaliação dos impactos das plataformas regionais de inovação da EREI2030, e assim contribuir para uma melhor implementação da EREI no território.