Teve lugar, no passado dia 9 de janeiro, no auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, I.P., a cerimónia de assinatura dos Termos de Aceitação das candidaturas aprovadas no âmbito do Aviso “Inclusão pela Cultura”, integrado no Programa Regional Alentejo 2030.
A sessão marcou o início formal da implementação dos projetos com decisão final favorável, num aviso financiado pelo Fundo Social Europeu, que registou uma elevada procura e levou ao reforço da dotação inicial, totalizando 9 milhões de euros em aprovações.
Os projetos apoiados utilizam a cultura como instrumento de inclusão social, promovendo a participação ativa, a coesão comunitária e o acesso à fruição cultural de grupos particularmente vulneráveis, nomeadamente crianças e jovens, população idosa, pessoas com deficiência e comunidades em risco de exclusão social, em todo o território do Alentejo.
Durante a cerimónia, foi sublinhada a importância estratégica deste aviso para o desenvolvimento social do território e o papel determinante das entidades beneficiárias na concretização de projetos com impacto real nas comunidades.
De acordo com o Presidente da CCDR Alentejo, I.P. e do Programa Regional Alentejo 2030, António Ceia da Silva, “este aviso não se limita a financiar atividades culturais de forma isolada. Ele promove uma visão integrada, em que a cultura é utilizada como meio para alcançar objetivos sociais concretos: combater o isolamento, reforçar competências pessoais e sociais, promover a cidadania ativa, melhorar o acesso à cultura e valorizar a diversidade e as identidades locais. Trata-se, pois, de colocar a cultura ao serviço das pessoas e das comunidades.”.
Já a Vice-Presidente da CCDR Alentejo, I.P., Ana Paula Amendoeira, referiu que “A cultura é o cimento e a cola das comunidades. Está a montante de tudo. Nada se faz sem cultura e, sem ela, não há inclusão (…) Estou absolutamente convicta de que estes projetos vão representar uma subida clara na qualidade dos projetos culturais na região.”.
A cerimónia contou ainda com a presença dos vogais executivos do Programa Regional Alentejo 2030, Tiago Teotónio Pereira e Maria do Carmo Ricardo.
Com esta cerimónia, o Programa Regional Alentejo 2030 reafirma o seu empenho em colocar os Fundos Europeus ao serviço do desenvolvimento humano e territorial, valorizando a cultura como motor de inclusão e de cidadania ativa no Alentejo.
