Alentejo 2030 presente na Conferência “Just Transition Platform: 5th Anniversary” em Bruxelas

O Programa Regional Alentejo 2030 esteve presente na conferência “Just Transition Platform: 5th Anniversary”, organizada pela Direção-Geral da Política Regional e Urbana (DG REGIO) da Comissão Europeia, que decorreu entre os dias 21 e 23 de outubro de 2025, em Bruxelas. Este evento assinalou os cinco anos de implementação da Plataforma para uma Transição Justa […]
23 de Outubro, 2025

O Programa Regional Alentejo 2030 esteve presente na conferência “Just Transition Platform: 5th Anniversary”, organizada pela Direção-Geral da Política Regional e Urbana (DG REGIO) da Comissão Europeia, que decorreu entre os dias 21 e 23 de outubro de 2025, em Bruxelas.

Este evento assinalou os cinco anos de implementação da Plataforma para uma Transição Justa e do Fundo para uma Transição Justa (JTF), destacando o seu papel essencial no apoio às regiões europeias na transição para economias sustentáveis e neutras em carbono.

Ontem, 22 de outubro, Tiago Teotónio Pereira, Vogal Executivo do Programa Alentejo 2030, participou no painel dedicado aos Observatórios da Transição Justa, centrado na monitorização do progresso, avaliação de impactos e análise das transformações em curso nas regiões em transição. A sessão abordou o papel dos observatórios na recolha e utilização de dados para medir a eficácia das políticas e projetos de transição, identificar desafios e sucessos, e promover estratégias mais inclusivas e competitivas a nível regional.

Durante a sua intervenção, o Vogal Executivo, partilhou a abordagem da região Alentejo sobre o papel das observações territoriais na medição e avaliação das políticas de transição. Destacou, ainda, que a experiência da região demonstra que uma transição justa depende de informação de proximidade, cooperação institucional e envolvimento dos parceiros locais, elemen

tos fundamentais para garantir uma transformação sustent

ável e socialmente equitativa.

A conferência reuniu representantes da Comissão Europeia, autoridades nacionais, regionais e locais, parceiros económicos e sociais, e organizações da sociedade civil, promovendo a partilha de experiências e boas práticas no caminho para uma Europa mais justa, resiliente e climática neutra.

A participação do Programa Alentejo 2030 reforça o compromisso da região com uma transição climática equitativa, baseada em conhecimento, inovação e inclusão territorial.

Outras páginas que podem ser úteis

 

Eventos