O Roadshow, organizado pelo PACT – Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia em parceria com a INVENTA, as instituições de ensino superior da região Alentejo e o apoio da CCDR Alentejo, I.P., compreendeu quatro sessões realizadas nos dias 9,10 de julho nos Institutos Politécnicos de Santarém e Beja, respetivamente, e no dia 17 de julho, no Instituto Politécnico de Portalegre e na Universidade de Évora.
Esta iniciativa contribuiu para a promoção de uma cultura de inovação focada na valorização do conhecimento através do registo de propriedade intelectual (PI), ao sensibilizar a comunidade académica, com especial atenção para os docentes e centros de investigação, e partilhar informações acerca de oportunidades e apoios para processos de proteção, incluindo os serviços disponibilizados pelo Gabinete AlentEdge que contemplam um suporte abrangente na exploração de direitos de PI a preços competitivos em toda a região Alentejo.
Ao longo das quatro sessões, os representantes das instituições de ensino superior debateram sobre a importância do desenvolvimento e proteção de conhecimento e tecnologias para usufruir dos resultados das pesquisas científicas. Tendo em conta que o processo de obtenção e transferência de patentes é longo e dispendioso, o apoio financeiro e institucional foi um dos pontos destacados, sendo crucial para que essas tecnologias possam efetivamente beneficiar a instituição e a sociedade. Para além disso, as sessões abordaram como as patentes podem atrair novos projetos de pesquisa e fornecer um suporte significativo para a investigação científica, incentivando os docentes a seguir esse caminho.
Luís Caixinhas, Engenheiro de Patentes na INVENTA, conduziu oratória informativa acerca dos processos de registo de direitos de Propriedade Industrial, abordando e esclarecendo a assistência acerca de pedidos de patentes, registo de desenhos ou modelos e marcas, numa conversa aberta e dinâmica com os participantes de cada instituição, demonstrando a relevância que o registo de PI tem para o avanço tecnológico e do conhecimento.
Tiago Teotónio Pereira, Vogal Executivo do Programa Regional Alentejo 2030, foi uma das personalidades que acompanhou o roadshow e considera os serviços de apoio à propriedade intelectual oferecidos pelo Gabinete como “uma das peças que faltava no ecossistema regional de inovação do Alentejo”, contribuindo para alcançar os 50 registos de patentes definidos como meta no âmbito do Programa Regional Alentejo 2030.
A primeira edição do Roadshow AlentEdge contou com a participação de mais de 60 pessoas e, em conjunto com a CCDR Alentejo, I.P. e a INVENTA, prevê-se a realização de uma nova edição, desta vez focada nos estudantes. Este roadshow tratou-se apenas da primeira ação de sensibilização junto das instituições de ensino superior, esperando-se a continuação da colaboração com estas entidades em ações relacionadas.
Saiba mais sobre os serviços de PI do Gabinete AlentEdge em https://bit.ly/4eOwwQt