O evento, que decorreu no dia 11 de dezembro em Rimini, Itália, reuniu especialistas e decisores políticos de toda a Europa para debater como as regiões podem impulsionar a inovação e a coesão territorial.
O Alentejo apresentou as suas ações pioneiras na implementação das S3, destacando uma abordagem participativa que envolve atores locais na definição e execução das estratégias de desenvolvimento. O vogal executivo participou num painel dedicado à governação no âmbito das S3, onde partilhou as experiências e os desafios da região.
A presença do Alentejo nesta conferência é um sinal claro da sua ambição em se posicionar como um território inovador e com um papel ativo na construção de um futuro mais coeso e sustentável. Ao apresentar as suas iniciativas, o Alentejo demonstra que cada região, por mais pequena que seja, tem o potencial para transformar os seus desafios em oportunidades e contribuir para o desenvolvimento económico e social da Europa. Foi com este mote que Tiago Teotónio se apresentou com uma camisola ilustrativa ao fazer a analogia entre uma romã e a política de coesão, com o intuito de se maximizar cada elemento regional, acompanhada da hashtag #REGIONSmatter.
Os principais temas abordados na conferência assentaram em 3 pilares:
- Conceção e implementação das S3: Como envolver os atores locais na definição e implementação das estratégias de especialização inteligente.
- S3 e colaboração inter-regional: Partilha de experiências relacionadas com a colaboração inter-regional, explorando desafios, oportunidades e mecanismos para alinhar diferentes instrumentos com estratégias regionais e ferramentas de capacitação.
- A Especialização Inteligente e o seu papel na ligação de Áreas de Inovação Regionais nas principais áreas temáticas identificadas na Nova Agenda Europeia de Inovação, nomeadamente: verde, digital, alimentação, saúde, energia, matérias-primas e indústria transformadora.
A participação do Alentejo nesta conferência é um marco importante para a região, que se posiciona como um exemplo de como as regiões podem aproveitar as oportunidades oferecidas pelas políticas de coesão da União Europeia para promover o seu desenvolvimento e contribuir para um futuro mais coeso e com maior igualdade de oportunidades.