No âmbito do programa Alentejo 2030, foram lançados dois novos avisos estratégicos que visam impulsionar o desenvolvimento regional e a competitividade das empresas através da promoção da inovação e da transferência de conhecimento. Estes avisos, Ações Coletivas – Transferência do Conhecimento Científico e Tecnológico e SIIDE – Núcleos de I&D (Individuais e em Copromoção), têm como objetivo fortalecer o ecossistema de investigação e desenvolvimento (I&D) na região do Alentejo, mobilizando recursos e criando sinergias entre o meio académico, científico e empresarial.
Os dois avisos agora lançados procuram responder aos desafios da transição digital, inovação tecnológica e sustentabilidade, com foco no desenvolvimento económico sustentado da região. O programa Alentejo 2030 promove a capacitação do tecido empresarial, facilitando o acesso a novos conhecimentos e tecnologias, o que resulta em ganhos de competitividade e eficiência.
Ações Coletivas – Transferência do Conhecimento Científico e Tecnológico
Este aviso pretende apoiar projetos que visem potenciar os resultados da Investigação e Desenvolvimento Tecnológico e a criação ou melhoria das condições envolventes, com particular relevo para as associadas a fatores imateriais de competitividade de natureza coletiva, que se materializem na disponibilização de bens coletivos ou públicos capazes de induzir efeitos de arrastamento na economia, designadamente no que respeita transferência do conhecimento científico e tecnológico.
A dotação indicativa disponível neste aviso é de 2.000.000,00 €, com uma taxa máxima de cofinanciado de 85% pelo FEDER.
O prazo de candidaturas termina a 29 de novembro de 2024.
SIIDE – Núcleos de I&D (Individuais e em Copromoção)
Este aviso visa promover ações que visem a dinamização de Núcleos de I&D em contexto empresarial, com foco nas Micro, Pequenas e Médias Empresas (PME) e nas Empresas de Pequena-Média Capitalização (Small Mid Cap), tendo por objetivo principal a criação ou reforço de competências e capacidades internas das empresas através da criação de estruturas com características de permanência e dedicadas exclusivamente a atividades de I&D e necessária certificação dos sistemas de gestão de investigação e desenvolvimento.
A dotação indicativa disponível neste aviso é de 500.000,00 €, com uma taxa máxima de cofinanciado de 50% pelo FEDER.
O prazo de candidaturas termina a 31 de dezembro de 2024.
Com a implementação destes avisos, espera-se um aumento significativo na capacidade de inovação das empresas do Alentejo, potenciando a criação de empregos qualificados, a valorização do conhecimento gerado localmente e o desenvolvimento de soluções tecnológicas que respondam aos desafios da sociedade atual. O Alentejo estará assim mais bem preparado para competir em mercados globais, assegurando uma economia regional mais dinâmica e resiliente.
Consulte os Avisos de concurso AQUI
Submissão de Candidaturas: Balcão dos Fundos