Alentejo reforça compromisso com a inovação e a cooperação transfronteiriça no Beja Tech Day 2025

O Programa Regional Alentejo 2030 marcou presença na segunda edição do Beja Tech Day, que decorreu esta quarta-feira, 12 de novembro, no Centro Alqueva, em Beja. Integrado na Portugal Tech Week, o evento reuniu especialistas, decisores e instituições das regiões do Alentejo, Algarve e Andaluzia (Eurorregião AAA) para debater o papel da inovação, digitalização e […]
13 de Novembro, 2025

O Programa Regional Alentejo 2030 marcou presença na segunda edição do Beja Tech Day, que decorreu esta quarta-feira, 12 de novembro, no Centro Alqueva, em Beja. Integrado na Portugal Tech Week, o evento reuniu especialistas, decisores e instituições das regiões do Alentejo, Algarve e Andaluzia (Eurorregião AAA) para debater o papel da inovação, digitalização e das cidades inteligentes na construção de territórios mais sustentáveis e conectados.

O Alentejo 2030 teve uma participação ativa nas diferentes sessões do evento. Maria João Serrano, Secretária Técnica do Alentejo 2030, participou na Smart Talk “Cidades Inteligentes: O Framework Teórico”, onde enquadrou o papel das smart cities no contexto europeu e regional. Na sua intervenção, destacou que “as cidades inteligentes representam um desafio necessário para responder a problemas urbanos cada vez mais complexos, devendo a tecnologia ser utilizada para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e otimizar a gestão urbana. No Alentejo, é essencial reforçar o investimento em serviços públicos digitais e na modernização da Administração Pública Local e Regional, criando serviços interoperáveis e centrados nas pessoas.”

A manhã prosseguiu com uma mesa-redonda, moderada por Tiago Teotónio Pereira, Vogal Executivo do Programa Regional Alentejo 2030, que reuniu experiências inspiradoras da Andaluzia, do Algarve, da Madeira e do próprio Alentejo.

Segundo Tiago Teotónio Pereira, o painel “conseguiu juntar experiências inspiradoras da Andaluzia, da Extremadura, do Algarve, da Madeira e, naturalmente, do Alentejo. O elemento comum destes projetos foi a conexão entre tecnologia, pessoas e redes — uma visão de futuro para o Alentejo, onde o digital e a inovação caminham lado a lado com a participação e a sustentabilidade”.

O vogal executivo sublinhou ainda a importância de “levar o Alentejo ao mundo das tecnologias, da gestão inteligente e de modelos de governação participados”, reforçando o papel do Alentejo 2030 na concretização de projetos que potenciam a coesão, a competitividade e a inovação regional.

O evento decorreu no Centro Alqueva, um espaço moderno e simbólico da nova geração de infraestruturas públicas do Alentejo, cuja arquitetura e conceito traduzem uma visão de futuro baseada na sustentabilidade, na tecnologia e na cooperação.

Organizado pela Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo (IISBA), em parceria com a EDIA, a CCDR Alentejo, I.P., a CIMBAL, a EMAS de Beja e outros parceiros institucionais, o Beja Tech Day 2025 centrou-se no tema “Smart Cities – EuroAAA”, reforçando a importância das cidades médias e dos territórios de baixa densidade na agenda europeia da transição digital e climática.

Outras páginas que podem ser úteis

 

Eventos