Delegação sérvia destaca experiência do ITI Água em visita de estudo a Portugal

Uma visita de estudo a Portugal de uma delegação do Ministério da Integração Europeia da República da Sérvia passou pelo Alentejo, onde a experiência regional em desenvolvimento sustentável, inovação agrícola e valorização de produtos locais foi apresentada como exemplo para os desafios futuros da Sérvia. A missão, que decorre entre 9 e 14 de setembro […]
12 de Setembro, 2025

Uma visita de estudo a Portugal de uma delegação do Ministério da Integração Europeia da República da Sérvia passou pelo Alentejo, onde a experiência regional em desenvolvimento sustentável, inovação agrícola e valorização de produtos locais foi apresentada como exemplo para os desafios futuros da Sérvia.

A missão, que decorre entre 9 e 14 de setembro no âmbito do programa EU Support to Integrated Territorial Development – EU INTEGRA, financiado pela União Europeia, é organizada pelo Escritório das Nações Unidas para os Serviços de Projetos (UNOPS), em parceria com a Associação Permanente de Cidades e Municípios (SCTM).

No dia 11 de setembro, no Fórum Municipal de Castro Verde, a delegação participou na apresentação do ITI Temático “Água e Ecossistemas da Paisagem”, dinamizada pelo Programa Regional Alentejo 2030, na pessoa do seu vogal executivo, Tiago Teotónio Pereira, que contou com a participação do vereador municipal David Marques.

Ainda em Castro Verde, a comitiva teve oportunidade de visitar os campos de ensaio da Associação de Agricultores, em colaboração com a Escola Agrária de Beja, onde foram demonstradas soluções para aumentar a resiliência da paisagem face à escassez de água.

À tarde, em Ourique, o foco esteve na valorização do potencial endógeno do porco preto alentejano. A comitiva reuniu-se na Biblioteca Municipal com o presidente da Câmara Municipal, Marcelo Guerreiro e da Associação de Criadores de Porco Alentejano (ACPA) e visitou ainda o produtor Montaraz de Garvão, referência nacional na fileira.

Segundo os organizadores, o exemplo do Alentejo assume especial relevância pela forma como alia inovação agrícola, sustentabilidade e tradição, servindo de inspiração para os territórios rurais que a Sérvia pretende apoiar no futuro.

Até ao dia 14, a delegação irá ainda reunir-se em Lisboa com a Agência para o Desenvolvimento e Coesão, visitar projetos como o Hub Criativo do Beato, e deslocar-se ao Porto e a Braga para conhecer outras iniciativas de desenvolvimento territorial integrado e de valorização urbana.

A iniciativa insere-se no apoio da União Europeia, através do Instrumento de Assistência de Pré-Adesão (IPA) 2024, à modernização da administração pública sérvia e à preparação para a futura utilização dos Fundos Estruturais da UE.

Outras páginas que podem ser úteis

 

Eventos