A Autoridade de Gestão do Programa Regional Alentejo 2030 informa a abertura do concurso “Apoio a Pessoas em Situação de Sem-Abrigo”, com o objetivo de promover a inclusão ativa e combater a pobreza na região do Alentejo.
Este aviso visa apoiar abordagens locais inovadoras no âmbito do desenvolvimento social, promovendo estratégias de integração das pessoas em situação de sem-abrigo, através de projetos alinhados com as prioridades das políticas públicas nacionais e europeias.
As candidaturas devem enquadrar-se em pelo menos uma das seguintes tipologias de intervenção:
- Criação de equipas pluridisciplinares de gestores de caso que assegurem o acompanhamento psicossocial e o encaminhamento para recursos e respostas integradas;
- Desenvolvimento de respostas ocupacionais que promovam a empregabilidade e a inserção profissional de pessoas em situação de sem-abrigo;
- Ações de acolhimento e abrigo temporário, dirigidas a pessoas sem teto;
- Campanhas de sensibilização e combate ao estigma, bem como ações de capacitação ajustadas às necessidades emocionais, cognitivas e de saúde física e mental destas pessoas.
Podem apresentar candidatura entidades públicas e privadas sem fins lucrativos, com experiência comprovada ou missão estatutária na área da intervenção social junto de pessoas em risco de exclusão e, em particular, em situação de sem-abrigo.
A dotação orçamental indicativa do concurso é de 1.100.000,00 €, cofinanciada a 85% pelo Fundo Social Europeu (FSE), no âmbito do Programa Regional Alentejo 2021-2027.
O período de candidaturas decorre entre as 09h00 do dia 30 de junho de 2025 e as 18h00 do dia 30 de outubro de 2025.
Consulte os Aviso de concurso AQUI.
Submissão de Candidaturas: Balcão dos Fundos