OECD Divulga Relatório sobre a Atratividade Regional do Alentejo

No âmbito do programa Rethinking Regional Attractiveness, apoiado pela Comissão Europeia, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OECD) divulgou recentemente um relatório dedicado à região do Alentejo, com uma análise aprofundada sobre o seu potencial para atrair talento, investimento e visitantes num contexto global em constante mudança. O programa tem como objetivo apoiar […]
3 de Julho, 2025

No âmbito do programa Rethinking Regional Attractiveness, apoiado pela Comissão Europeia, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OECD) divulgou recentemente um relatório dedicado à região do Alentejo, com uma análise aprofundada sobre o seu potencial para atrair talento, investimento e visitantes num contexto global em constante mudança.

O programa tem como objetivo apoiar decisores políticos na compreensão de como as suas regiões podem reforçar a sua atratividade, através de estudos de caso regionais que fornecem uma visão abrangente do perfil de atratividade de cada território, bem como recomendações de política pública e governação multinível, promovendo a partilha de boas práticas entre regiões participantes.

O estudo sobre o Alentejo destaca os seus vastos recursos naturais e a abundância de território disponível, que favorecem setores como a agricultura e a produção de energias renováveis. Além disso, as indústrias já estabelecidas e em crescimento, aliadas ao património cultural da região, representam um forte trunfo para enfrentar desafios persistentes como o declínio demográfico e a escassez de mão de obra qualificada.

A análise da OECD oferece um importante contributo para orientar políticas públicas que valorizem o Alentejo como um território atrativo e resiliente, apto a responder aos desafios demográficos, económicos e sociais do século XXI.

Consulte aqui o relatório completo, disponível no site oficial da OECD.

Outras páginas que podem ser úteis

 

Eventos