A Mostra é uma organização da AD&C – Agência para o Desenvolvimento e Coesão e constitui uma Operação de Importância Estratégica do Programa de Assistência Técnica 2030 e que se encontra a apresentar projetos e investimentos realizados através dos Fundos Europeus em Portugal.
Nestes três dias, a Alfândega do Porto é palco de diversos eventos, nomeadamente o Balcão Portugal 2030 – um espaço de apoio e informação sobre o funcionamento do Portugal 2030, Stands de projetos inovadores financiados pelos fundos. O programa contempla, também, Pitch de projetos que destacam iniciativas transformadoras, Mesas redondas e seminários com especialistas e onde não tem faltado momentos de animação e networking, promovendo o intercâmbio de ideias e de experiências.
Terça-feira, 10 de dezembro, o Alentejo, através de um formato direto e curto, apresentou o Pitch de alguns projetos inovadores da região, nomeadamente:
- Projeto PACT – Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia, apresentado por Soumodip Sarkar, Presidente Executivo do PACT
- Projeto Rota Vicentina PROVERE, apresentado por Marta Cabral, Presidente da Direção da Associação Rota Vicentina
- Projeto Ampliação do Centro Social Paroquial S. Tiago de Urra para uma Unidade de Cuidados Continuados, apresentado por Marcelino Marques, Presidente da Direção do Centro Social Paroquial
- Projeto BIG Data@UE, apresentado por Pedro Salgueiro, Coordenador do projeto
António Ceia da Silva, Presidente da Comissão Diretiva do Programa Regional do Alentejo 2030, destacou que o Alentejo 2030 é um dos principais instrumentos financeiros colocado à disposição do Alentejo, com uma dotação global de 1.104,3M€ de fundos europeus e realçou «a importância das políticas de coesão para a igualdade de oportunidades que as diferentes regiões do país devem ter».
Evidenciou, ainda, as grandes prioridades para a região, de onde se destaca o objetivo de tornar o Alentejo mais competitivo e inteligente; promover modelos de gestão mais eficientes e verdes, em consonância com as metas climáticas; reforçar a mobilidade sustentável e aumentar a coesão territorial e a competitividade; promover ferramentas de inclusão social e apostar na qualificação profissional de forma a responder aos atuais desafios demográficos; promover a valorização de recursos locais; e apoiar a transição justa no Alentejo Litoral.
No evento encontram-se diversos stands de projetos, estando o Alentejo em destaque com 3 dos seus projetos. Venha conhecer um pouco mais.
- Adega da Vidigueira
- Fortaleza de Juromenha
- Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo
Esta é a primeira grande iniciativa de caráter nacional do Portugal 2030, dirigida às empresas e ao grande público, com uma visão abrangente sobre os projetos e investimentos que têm sido dinamizados através dos Fundos Europeus em Portugal.
No decorrer dos diferentes momentos, a Mostra dos Fundos Europeus conta com a presença de membros do Governo, representantes da Comissão Europeia, representantes institucionais, membros da academia e empresários.
Venha conhecer, in loco, alguns dos projetos inovadores do Alentejo e das outras regiões.
Conheça melhor o Alentejo 2030 e os Fundos Europeus. A sua presença indispensável!