CCDR Alentejo, I.P. (Alentejo 2030) e Instituto Politécnico de Beja reforçam parceria estratégica com dois protocolos de cooperação

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, I.P. (CCDR Alentejo, I.P.), através do Programa Regional Alentejo 2030, e o Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) vão formalizar, no próximo dia 14 de outubro, pelas 12:00, na Sala de Reuniões II do IPBeja, a assinatura de dois protocolos de colaboração que visam aprofundar a cooperação […]
11 de Outubro, 2025

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, I.P. (CCDR Alentejo, I.P.), através do Programa Regional Alentejo 2030, e o Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) vão formalizar, no próximo dia 14 de outubro, pelas 12:00, na Sala de Reuniões II do IPBeja, a assinatura de dois protocolos de colaboração que visam aprofundar a cooperação entre as duas entidades e contribuir para o desenvolvimento económico, social e territorial da região.

O primeiro protocolo estabelece um quadro de cooperação institucional e técnico-científica, promovendo a articulação entre o ensino superior e a administração pública regional. Este acordo permitirá desenvolver projetos conjuntos, ações de formação, investigação aplicada e iniciativas de capacitação, com enfoque em áreas como o planeamento e gestão territorial, inovação, digitalização da administração pública e coesão social.

O segundo protocolo concretiza a criação do Curso de Pós-Graduação em Gestão de Programas e Fundos Europeus, a iniciar neste no ano letivo de 2025/2026 no IPBeja. Esta nova oferta formativa responde à crescente necessidade de profissionais qualificados na gestão de fundos comunitários, especialmente no contexto do Alentejo 2030 e das políticas públicas cofinanciadas pela União Europeia.

Com esta iniciativa, a CCDR Alentejo, I.P. e o IPBeja reforçam o seu compromisso com a qualificação dos recursos humanos e a valorização institucional, promovendo uma administração pública mais eficaz e uma maior proximidade entre a academia e a governação regional.

Ambos os protocolos têm duração inicial de dois e três anos, respetivamente, sendo renováveis por acordo mútuo.

Outras páginas que podem ser úteis

 

Eventos